terça-feira, 19 de março de 2013

ABNT NBR 16001 Responsabilidade Social

Definição de Responsabilidade Social: Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
  • Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;
  • Leve em consideração as expectativas das partes interessadas;
  • Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com  as normas internacionais de comportamento, e
  • Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.
A NBR16001 tem como objetivo estabelecer os parâmetros mínimos que uma empresa necessita em se tratando de responsabilidade social, permitindo assim que a empresa possa traçar uma boa estratégia de implementação, bem como a politica a ser seguida.
 
Está norma apesar de ter foco maior em empresas de grande porte, foi construída de maneira a poder ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e setores.
 
Assim como qualquer outra norma, está cobra um comprometimento de todos os funcionários e dirigentes, em especial os de maior nível hierárquico.
 
Para desenvolver seus projetos as empresas devem consultar sempre as partes interessadas, por determinação da ABNT.
 
As organizações devem desenvolver programas (com objetivos e metas) que deverão contemplar onze temas da Responsabilidade Social. São eles:
  • Boas práticas de governança;
  • Combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção;
  • Práticas leais de concorrência;
  • Direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil;
  • Direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa  e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado;
  • Promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de   gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
  • Compromisso com o desenvolvimento profissional;
  • Promoção da saúde e segurança;
  • Promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros;
  • Proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
  • Ações sociais de interesse público.
Vale ressaltar também que essa norma possui uma estrutura de requisitos o que permite que a empresa consiga a certificação com auditorias de organizações externas.

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